terça-feira, 23 de outubro de 2012

Caridade e dissernimento...

Ao ler a leitura destinada ao dia de hoje de "Efésios 2,12-22", lembrei de um comentário feito por minha colega de trabalho sobre algumas declarações que foram postada em uma rede social durante o final de semana. Pessoas que condenavam a nova novela "Salve Jorge", fazendo um pré-conceito do conteúdo que será apresentado, levantando uma bandeira de que não é uma novela própria para quem for "evangélico", dizendo que se teria como pano de fundo o Ogum (orixá). Quem pode ver o primeiro capítulo, viu que a referência ontem feita foi ao mártir São Jorge, da Igreja católica, se haverá menção a Ogum, não sei dizer, mas o pensamento fariseu destas pessoas é incrível.Que fique claro que não sou defensor das novelas, até por os exemplos terrivelmente destrutivos a família, caráter e a moral que são apresentados, porém em algumas poucas histórias de poucos personagens, dentre tantos ainda pode-se ver ações e pensamentos a serem copiados. Ao ler a carta de São Paulo ao efésios me venho este fato a mente, por ele ressaltar exatamente a questão do amor ao ser humano, que Jesus demonstrou, a comunhão dos povos. Cristo não excluiu ou se afastou daqueles que não tinham a mesma visão de Deus que Ele, pelo contrário, se aproximava e mostrava como este Deus os amava e queria a todos salvar e assim os conquistava. Ressaltar o quanto meus irmãos evangélicos são bem mais estudiosos, não me rebaixa como católico, apenas me mostra como nossa Igreja ainda precisa crescer, mas ao mesmo tempo me entristece pensamentos assim, pois acredito que são pessoas que estudam a palavra de Deus, na parte intelectual estam bem desenvolvidos, mas ainda não à conseguiram colocá-la em seus corações. "Ele, de fato é a nossa paz: do que era dividido, ele fez uma unidade. Em sua carne ele destruiu o muro da separação: a inimizade. Ele aboliu a Lei com seus mandamentos e decretos. Ele quis, assim, a partir do judeu e do pagão, criar em si um só homem novo, estabelecendo a paz"(Efésios 2,14-15), por anos tive uma visão posso dizer que de superioridade sobre os irmãos evangélicos, e muitas vezes entrei em discussões sobre doutrina, hoje fico extremamente feliz com os eventos ecumênicos que participo, por ter a visão da comunhão, de acreditarmos no mesmo Deus, no mesmo Cristo. Mas você pode pensar, mas o problema não era com os católicos, mas sim com os umbandistas. A alguns anos atrás trabalhei com um senhor, muito gente boa que sabia que eu era católico, mas por um bom tempo eu não soube qual era o seu credo, e conversava no grande grupo sobre as ações que fazíamos, no dia da criança, natal e outras, mas nunca o escutei falar nada sobre. Um dia ele solicitou minha ajuda com a doação de brinquedos para uma festinha de final de ano, achei interessante e perguntei de que igreja era, e minha surpresa ao saber que ele "não era" cristão e sim umbandista. Mas o porquê do "NÃO ERA" entre aspas, porque apesar de não ter o mesmo credo que eu em um único Deus, e em Jesus Cristo, mesmo assim aquele homem e outras várias pessoas do seu centro de umbanda estão em comunhão comigo e com Cristo na caridade pelo irmão mais necessitado. Desde então aprendi a ver e valorizar nas pessoas os traços de caráter, personalidade semelhantes a Jesus Cristo, independente de seu credo, tente conhecê-las antes de julgá-las(confesso que é difícil, nem sempre consigo), e o mesmo tento fazer com programas, filmes, assim fica muito mais fácil não cometer equívocos. Fica a Dica!!!! Ângelo Bicca

Nenhum comentário:

Postar um comentário